Páginas

Cresce a procura por cirurgias de redução de estômago em adolescentes

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Adolescentes realizam mais cirurgias bariátricas no Brasil.



A procura por cirurgia de redução do estômago em adolescentes está crescendo no Brasil. Dados obtidos demonstram que os menores de 20 anos correspondem a 5% dessas operações. Como a legislação brasileira só permite a cirurgia a partir dos 16 anos, esse número poderia ser ainda maior. Em 2009, foram realizadas 30 mil cirurgias bariátricas no país, segundo Thomas Szego, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.


De acordo com Szego, isso é explicado devido ao aumento da obesidade na população e ao aperfeiçoamento das técnicas, que tornaram o método mais seguro. No entanto, alguns especialistas não aprovam a popularização dessa cirurgia em jovens. Já outros médicos concordam que o aumento do número de indicações das operações é uma tendência."Vamos discutir as diretrizes no próximo encontro brasileiro de endocrinologia pediátrica", conta Paulo César Alves da Silva, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.


Um dos pontos mais polêmicos sobre a cirurgia em menores de 20 anos é a falta de dados sobre os efeitos a longo prazo. "Isso a gente não sabe, mas sabemos dos riscos da obesidade. A cirurgia é uma opção que vale a pena", afirma Silva. As normas brasileiras determinam que a cirurgia só pode ser feita em casos de Índice de Massa Corporal acima de 40 e com a presença de doenças associadas como diabetes, hipertensão etc. Além disso, a equipe médica e os pais ou responsáveis devem assinar um documento declarando que concordam com o procedimento.


(Informações da Folha de SP)

0 comentários:

 
ID Magazine | by TNB ©2010
BlogBlogs.Com.Br