Especialistas tentam controlar sonhos para evitar pesadelos.
Pesadelos resultantes de eventos traumáticos geralmente desaparecem com o tempo, assim como as imagens assustadoras e tramas aterrorizantes se tornam menos intensas. Os sonhos também podem evoluir naturalmente para o que alguns especialistas chamam de "mastery dreams", nos quais a pessoa descobre uma forma de aliviar a dor ou o horror - por exemplo, confrontando um estuprador ou salvando alguém de um incêndio.
Porém, quando isso não acontece por sua própria vontade, muitos terapeutas usam intervenções comportamentais para reduzir os pesadelos ou guiar o paciente em direção a um "mastery dream" - usando a mente consciente para controlar a maneira selvagem do inconsciente.
Mais recentemente, terapeutas e outros especialistas começaram a usar uma técnica chamada de incubação do sonho, pesquisada pela primeira vez no início da década de 1990 pela por Deirdre Barrett, psicóloga da Harvard Medical School.
Usando a incubação de sonho para resolver problemas, Barrett, autora do livro "The Committee of Sleep", que expandiu sua pesquisa inicial, pede que seus pacientes escrevam um problema numa frase curta e coloque a anotação próxima da cama. Então, ela pede que eles revisem o problema durante alguns minutos antes de deitarem e, uma vez na cama, visualizem o problema como uma imagem concreta, se possível.
Enquanto caem no sono, os pacientes devem dizer a si mesmos que querem sonhar com o problema e idealmente manter papel e caneta por perto, e talvez uma lanterna ou caneta com ponta de luz, sobre o criado-mudo. Independente da hora em que acordam, eles devem ficar deitados e quietos antes de se levantar da cama, observando se há "qualquer resquício de sonho lembrado e convidar mais do sono a voltar, se possível". Eles devem escrever tudo que lembrarem.
Para reduzir os pesadelos, ela ajuda os pacientes a desenvolver um cenário para trabalhar, e eles podem se lembrar disso enquanto caem no sono, dizendo para si próprios: "Hoje, se eu sonhar com o incêndio, com o Vietnã, quero encontrar uma mangueira, congelar a ação, falar com o menino vietnamita", ela disse.
(Informações da Uol)
0 comentários:
Postar um comentário