Páginas

Pré-Natal Masculino

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1291971_two_hands_3.jpg


Médicos do SUS orientam pais a realizarem exames durante a gestação da parceira.


Médicos do SUS, incentivados pela Política Nacional de Saúde do Homem, vai estimular futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira. A idéia é aproveitar o momento em que o pai está mais sensível e convencê-lo de que ele precisa se cuidar para cuidar de sua família.


O programa foi lançado no I Seminário Internacional de Saúde do Homem nas Américas, promovido pelo Ministério da Saúde e contou com a presença de autoridades e especialistas do Brasil e de mais de 14 países. Durante o evento, foram apresentados exemplos de ações positivas implementadas no país com o objetivo de atrair os homens aos serviços de saúde.


Uma dessas ações foi exatamente o incentivo ao pré-natal masculino, iniciado em Ribeirão Preto (SP) por profissionais do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Lá, os futuros pais são incentivados a realizarem exames para diagnósticos precoce e também ao tratamento de doenças que podem afetar a saúde da mulher, consequentemente, a do bebê.


Os principais exames realizados visam combater as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por meio de exames de sífilis, HIV e tipos de hepatites. Existe ainda, organizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, reuniões mensais com os casais para informar as principais transformações na vida do casal durante a gravidez e após o nascimento da criança.


Existem ainda diversos outros projetos espalhados pelo Brasil com o mesmo propósito. Enquanto alguns visam oficinas para os pais aprenderem a cuidar de um bebê, em outras cidades está previsto uma lei municipal para o pré-natal masculino. Todos esses programas foram apresentados e debatidos no encontro e a tendência é que com essa conscientização os homens quebrem essa aversão aos consultórios médicos.

0 comentários:

 
ID Magazine | by TNB ©2010
BlogBlogs.Com.Br